Por Renato Ribeiro
Você já deve ter percebido a importância de um bom conteúdo, não é mesmo? Quando ele é relevante para um determinado público, necessariamente traz as pessoas certas para perto e gera diversas oportunidades de negócios.
Sendo bem direto, é basicamente isso que marcas e influenciadores fazem. Eu também estou no meio, claro. Dentro desse contexto, resolvi escrever este texto para você. Nele, mostro 7 tendências de marketing de conteúdo que você não pode ignorar em 2019.
Você quer se destacar, se posicionar de forma sólida e ainda deixar a concorrência para trás? Então, leia este conteúdo com atenção, absorva-o e, principalmente, se esforce para colocar ao menos uma das dicas em prática. Vamos lá?
1. Transparência, autenticidade e valor
Nada de novo no front, né? Transparência, autenticidade e valor são atributos que foram muito falados no ano passado. Em 2019, serão ainda mais evidenciados. Assim, para fazer um conteúdo de excelência, nada melhor do que efetivamente ser você.
Portanto, se desamarre das amarras emocionais (se tiver) e ligue o foda-se para aquilo que pensarão e falarão sobre você e suas ideias. Lembre-se de que só existe uma forma de não ser criticado: morrendo. Sim, estando morto. E isso você não quer, certo?
Para que as coisas avancem, seu conteúdo precisa:
- Refletir o tom de voz da sua marca;
- Falar a linguagem do seu público;
- Ser autêntico, pois as pessoas amam isso;
- Ter transparência, uma vez que isso gera fidelidade.
Nem preciso dizer que empresas que não são transparentes sofrerão para avançar em suas estratégias, não é mesmo? Nesse caso, quaisquer diferenças entre o que uma marca diz que é e o que ela realmente faz causará muitos problemas com seu público.
Além disso, é preciso ficar claro que o conteúdo, por si só, não tem o objetivo de gerar uma venda ou promover um produto ou serviço. Ele deve ter a missão, única e exclusiva, de agregar valor para o seu público, ou seja, as oportunidades de negócios são consequências.
Dessa forma, você pode escrever conteúdos para, por exemplo, educar ou entreter. Ao fazer isso, você comunica um senso de transparência e autenticidade, que permitirá que seus consumidores confiem em sua marca no futuro. Simples assim!
Então, para estarmos bem alinhados sobre essa primeira tendência, você deve:
- Criar conteúdos alinhados à sua missão e seus valores;
- Ajudar seu público a conquistar seus objetivos;
- Deixar as pessoas confortáveis para interagir com a sua marca.
2. Personalização e interatividade
Leve o que vou dizer a seguir como um mantra para 2019: as pessoas não querem saber de uma comunicação voltada para as massas. Para dar um exemplo, pense no Natal e no Réveillon, que acabaram de passar.
Você com certeza recebeu diversas mensagens de fim e de início de ano. O que você valorizou mais: as mensagens genéricas, típicas de whatsapp, que você sabe que a pessoa mandou para você e para mais 200 pessoas, ou aquelas personalizadas?
Nem vou perder meu tempo respondendo uma coisa tão óbvia, certo? O conteúdo personalizado (que consequentemente gera interatividade) é uma tendência que ficará ainda mais forte em 2019. Isso acontece porque:
- É determinante para uma compra;
- Leva ao engajamento e à fidelização;
- A falta da personalização, porém, faz com que o engajamento diminua;
- Permite que as marcas se diferenciam dos concorrentes;
- Promove mais confiança e credibilidade junto às pessoas.
Diante disso, um conteúdo personalizado é algo que ajudará seu negócio a ter mais competitividade. Talvez uma das melhores formas de criar um conteúdo relevante é por meio de debates sobre as experiências recentes que as pessoas tiveram com a sua marca.
3. Envolvimento de toda equipe
É claro que várias cabeças pensam melhor do que uma, né? Então, esqueça essa ideia de que a criação de conteúdo deve ficar restrita somente à equipe de marketing (caso você tenha uma). A organização inteira deve fazer parte!
Do CEO à pessoa que ocupa o cargo com o menor salário: todos devem, em algum momento (ou em todos), fazer parte do processo de criação de conteúdo e eu posso listar inúmeras razões para você adotar essa ideia.
Em primeiro lugar, tenha em mente que todos funcionários da empresa conversam com os clientes da organização de diferentes maneiras. Dessa forma, esses colaboradores poderão oferecer diversas perspectivas em relação às expectativas e necessidades dos consumidores.
Além disso, uma vez que cada funcionário desempenha uma função diferente na empresa, eles absorvem uma compreensão única do valor que a companhia oferece para o mercado. Com isso, a equipe provavelmente terá um conjunto diversificado e relevante de ideias sobre como se comunicar para o público.
Para colocar essa ideia em prática, será preciso que algumas mudanças em relação à produção de conteúdo aconteçam. Em vez de centralizar tudo no marketing (como geralmente é feito), a ideia é que essa área seja uma facilitadora da criação de conteúdo.
Assim, outros departamentos poderão dar ideias que mais se relacionam com as suas atividades. Entre os vários benefícios, você poderá colocar o holofote em vários membros dos seus times, de forma que seu público possa aprender detalhes sobre a sua empresa.
Para dar alguns exemplos, você pode criar conteúdos sobre:
- “Conheça o time”, no blog e em entrevistas no YouTube;
- Vídeos de bastidores no Facebook e no Instagram;
- Relatórios que mostram a iniciativa de sucesso da empresa.
Aqui, novamente, o objetivo é se estabelecer de forma transparente, a fim de que todos os envolvidos se sintam parte da empresa de todas as formas possíveis.
4. Pequenos (ou micro) influenciadores
Mais uma tendência que será reforçada em 2019, a utilização de pequenos (ou micro) influenciadores será cada vez mais essencial para as marcas. No entanto, atenção: se você tem uma empresa e quer contar com essas pessoas, nada de roteirizar ideias sobre seus produtos e serviços, ok?
Lembre-se da autenticidade e da transparência. Os influenciadores tem de estar livres para criarem conteúdos por conta própria. Como eles conhecem suas audiências como ninguém, nada mais sensato do que deixar eles promoverem seus produtos e serviços em seus próprios canais, da forma que melhor entenderem, certo?
Ter um influenciador criando conteúdos sobre sua marca trará credibilidade aos seus produtos e serviços aos olhos dos seguidores. Para colocar essa ideia em prática, vale usar a mesma tática da criação de conteúdo colaborativa junto ao time. Assim, o conteúdo será autêntico e realmente entregará o devido valor que seu público espera.
Se a sua empresa atende diversos nichos do mercado, as chances de sucesso são ainda maiores, uma vez que os influenciadores tendem a atingir pessoas com interesses e motivações bastante diversificados.
5. Consumidor omnichannel
Além de vivermos uma era digital, ela também é omnichannel. Isso significa que os consumidores estão utilizando vários canais ao mesmo tempo (telefone, whatsapp, e-mail, chat, etc) e as marcas têm de estar atentas a isso.
Um ponto que deve ser observado (e que evidencia o omnichannel) é que não basta somente ser multicanal. Afinal, esses canais devem estar integrados, uma vez que isso será cada vez mais necessário e essencial em 2019.
Além disso, o ideal é que a empresa esteja preparada para produzir conteúdos em diversos formatos (como vídeo, áudio e texto). Nesse sentido, uma estratégia omnichannel deve ser adotada, principalmente, porque:
- A maioria das pessoas utiliza mais de um dispositivo ao longo do dia;
- As empresas que adotam omnichannel tendem a fidelizar os clientes;
- As pessoas tendem a acreditar mais em empresas que utilizam o omnichannel.
Claro que, dentro desse cenário, é preciso investir em estratégias orgânicas (gratuitas) e em links patrocinados (pagos), de forma que o seu conteúdo atinja sua audiência com a maior eficiência possível.
6. Micro-momentos
Os micro-momentos estão relacionados ao fato de que estamos cada vez mais conectados, ainda mais em situações nas quais o consumidor mudou seus comportamentos e está totalmente ligado ao smartphone.
Assim, quando vão comprar algo, as pessoas pesquisam e comparam preços, leem comentários e têm várias atitudes ligadas ao Google. Esses momentos-chave de uma possível compra são chamados de micro-momentos. Neles, as pessoas demonstram uma intenção que as aproximam ou as distanciam de uma compra.
Atento a isso, o Google estabeleceu 4 tipos de micro-momentos:
- eu quero saber;
- eu quero ir;
- eu quero fazer;
- eu quero comprar.
Isso quer dizer que as pessoas estão sempre em buscas de respostas rápidas e imediatas. Com isso, existem muitas necessidades de conteúdos que respondam a essas questões.
Entendeu aonde eu quero chegar? Sim, gerar conteúdos relacionados aos micro-momentos é uma tendência forte em 2019.
Mas como colocar em prática? Em primeiro lugar, você pode criar um conteúdo claro e simples que responda as perguntas do seu público.
Apesar de existir tempo e lugar para conteúdos longos, isso não significa que você precisa gerar conteúdos completos o tempo inteiro. Assim, não negligencie a importância de desenvolver tópicos como:
- Páginas de FAQ (perguntas mais frequentes);
- Histórias do Instagram e do Facebook;
- Conteúdos de áudio breves.
Em segundo lugar, esse conteúdo precisa estar disponível em um formato eficiente, a fim de que seja entregue em um canal mais lógico. Para dar um exemplo óbvio, você não precisa criar um vídeo de 5 minutos explicando os métodos de pagamento da empresa. Isso pode ser respondido em um breve texto na página de perguntas frequentes do seu site.
O objetivo de gerar conteúdos que atendam aos micro-momentos é dar ao público exatamente aquilo que ele quer. Assim, você dará brechas para as pessoas interagirem com você de um jeito cada vez mais profundo. A ideia é explicar questões de forma ágil, a fim de que as pessoas avancem em suas jornadas de compra rapidamente.
7. Storytelling da marca
Para encerrarmos o texto com chave de ouro, não se esqueça do storytelling. As pessoas amam histórias e continuarão amando-as em 2019. Por isso, é importante que você entenda e aproveite as narrativas da sua marca.
Isso é algo que nem todos os profissionais dominam. Nesse contexto, lembre-se de que a narrativa da empresa é muito mais sobre a experiência que você cria para os seus consumidores. É sobre como você envolve seus clientes, sem se gabar, ok?
Quais histórias de sucesso que existem por trás da sua marca? Quais os desafios que você enfrentou, achou que não iria dar conta e deu a volta por cima? Como essas estradas esburacadas proporcionaram experiências únicas para seus clientes?
Quanto mais expostos à sua marca, mais as pessoas se lembrarão de você. Então, otimize cada ponto de contato para criar experiências marcantes e foque em ajudar as pessoas. Assim, as chances de chamar atenção aumentam substancialmente.
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