CNN Brasil começará a operar no segundo semestre
O setor de televisão por assinatura do país contará com mais um canal de notícias a partir do segundo semestre. Trata-se da CNN Brasil, que surge a partir do licenciamento feito pelo grupo liderado pelo empresário Rubens Menin e o jornalista Douglas Tavolaro. Com o novo desafio, Tavolaro se desligou do cargo de vice-presidente de jornalismo da Record TV nesta segunda-feira, 14.
Além de marcar presença no line up das principais operadoras de TV, a CNN Brasil promete ser ativa em ambiente online. “Canal de notícias multiplataforma” é a forma pela qual o projeto é definido por seus idealizadores. Para isso, a marca tende a seguir os passos da empresa responsável pelo licenciamento no âmbito nacional. A CNN norte-americana conta, por exemplo, com perfis em Facebook, YouTube, Twitter e Instagram — além de site oficial.
Com o acordo com a CNN International Commercial (CNNIC), a futura emissora hard news do Brasil contará com os conteúdos produzidos pelas mais diversas praças do conglomerado de mídia espalhadas pelo mundo. O acordo, no entanto, prevê a manutenção das operações da CNN International e a CNN en Español. Comunicado enviado à imprensa informa que as duas divisões não fazem parte do negócio selado para o mais novo negócio.
Movimentando o setor
A chegada da CNN Brasil deve movimentar o mercado da comunicação do país. Informações dão conta de que a empresa pensa em contar com ao menos 400 jornalistas em sua estreia. Apuração da reportagem do Portal Comunique-se indica que o processo seletivo será aberto ao decorrer das próximas semanas. Além de comunicadores, a lista de vagas contemplará profissionais de parte técnica e administrativo. A ideia principal é “recrutar e treinar jornalistas e equipes de produção”.
Sob comando de Rubens Menin e Douglas Tavolaro, a CNN Brasil visará a produção de conteúdo informativo. Vinte e quatro horas por dia. Sete dias por semana. Para isso, o projeto terá redações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Fora o espaço na TV por assinatura e nas mídias digitais, a marca pretende ser reconhecida como agência de notícias. Além da estrutura, o projeto terá correspondentes internacionais em seus quadros de colaboradores.
A dupla à frente da CNN Brasil
Com passagem pela equipe de reportagem da IstoÉ, Tavolaro consolidou a sua carreira como comunicador-gestor na Record TV. Na emissora, foi produtor, editor-chefe do ‘Repórter Record’ e diretor de jornalismo. Autor da biografia de Edir Macedo, ele ultimamente ocupava a vice-presidência de jornalismo do canal mantido pelo fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Com a experiência adquirida, o jornalista será o diretor-geral (ou CEO) da CNN no Brasil. Estará à frente de toda a formatação da equipe a ser contratada.
“Estou deixando um dos maiores e mais importantes grupos de mídia do país com gratidão por tudo o que vivi lá e não poderia estar mais animado sobre esta próxima fase da minha carreira”, afirma Douglas Tavolaro. Apesar de externar o seu sentimento para com a Record TV, o comunicador-gestor demonstra entusiasmo com a sua nova fase profissional. “A CNN é um ícone global e a parceria com essa marca é o sonho de um jornalista se tornando realidade”, enfatiza o jornalista.