Tecnologia com propósito e presença multicanal das marcas são as grandes apostas do varejo para 2019
Como em todo início de ano, empresários, lojistas, profissionais da imprensa, de marketing e comunicação se deslocaram na manhã desta terça-feira para o Cinemark do Shopping Mueller e acompanharam a já tradicional devolutiva do Retail’s Big Show que o Grupo OM Marketing & Comunicação oferece ao mercado.
E foi no escurinho da sala de cinema que quase 400 pessoas conheceram de perto os principais insights dos diretores do Grupo OM em retorno do evento nova iorquino.
Qual a receita do bolo?
O diretor da HouseCricket, Fabiano Cruz, deu início ao dia enfatizando a tendência da digitalização, que se torna imprescindível na medida em que quase 50% dos consumidores afirmam migrar para a loja física após vivenciar uma experiência digital satisfatória. É preciso, no entanto, usar as ferramentas e inovar com cautela e organização, para livrar a marca de eventuais pegadinhas e gadgets que nada acrescentam à sua performance.
“O segredo da inovação é resolver problemas, não gerar outros. Temos um consumidor cada dia mais empoderado e desenhando a sua própria jornada, por isso a tecnologia deve ser amplamente usada, mas sempre com planejamento e pertinência, de forma a identificar os diferenciais da marca e amplificá-los”, disse.
Cruz exibiu dados que mostram que o brasileiro usa sete canais diferentes para efetuar uma compra. E para quase todos eles (89%), a experiência é tão importante quanto os produtos ou serviços. Empresas que perceberam este movimento e adotaram a presença omnichannel registraram um aumento de 9,5% em suas receitas anuais. Também, conquistaram uma taxa de retenção de 89%, contra 33% de marcas que não usam plataformas digitais integradas.
“A receita é a personalização com automação, acessibilidade, propósito e uma equipe capacitada e treinada para utilizar os dados de forma adequada”, afirmou, lembrando que o manejo correto dos dados pode aumentar a receita em 20% e reduzir os custos em até 30%. “É daí que as marcas vão tirar o seu lucro”, concluiu.
Integração com foco na potencialização de vendas
Renato Vertemati, diretor da Senso Omnichannel Strategy, nova empresa do Grupo OM, apresentou as principais iniciativas observadas na feira da NRF 2019 referentes à integração de canais para potencializar as vendas.
Ele citou exemplos como a Allure Systems, que desenvolveu um sistema que utiliza modelos reais e tecnologia de virtualização para criar múltiplas imagens de vestuário, em um processo que pode reduzir drasticamente o custo e o prazo de produção de catálogos e e-commerces de moda.
Também o MySizeID, aplicativo para verificar medidas diretamente pelo celular, que também auxilia a venda no segmento de moda e vestuário. E o Caper, carrinho de compras inteligente que, além de fazer a leitura e registro dos produtos, ainda dá dicas e recomenda novos itens ao consumidor. “O grande desafio das marcas é inovar e gerar uma jornada de compra fluida e sem atrito, que pode envolver diversas formas de tecnologia”, resumiu.
O luxo desce do salto
Como acontece todos os anos, o encerramento do evento foi conduzido pelo diretor da Brainbox, Zeh Henrique Rodrigues, que listou marcas que se destacam pelo ineditismo e apostas que trazem resultados efetivos.
Na categoria Luxo Amigável, Zeh Henrique apresentou o case da Tiffany’s, grande referência mundial em itens de luxo que está optando por uma linguagem mais inclusiva e produtos mais acessíveis para ampliar sua base de clientes. Também, o Hermès Carré Club, que viu no clássico lenço de seda a porta de entrada para um universo mais jovem e divertido. Disposto em mobiliário simples e com estampas feitas por artistas plásticos, o lenço quadrado é alçado por gatilhos que o desconectam da marca e aproximam de um outro tipo de público.
A categoria Bom, Bonito e Barato foi encabeçada pela marca Five Bellow, que, com uma linguagem millenial, oferece produtos abaixo de U$ 5, empacotados com qualidade e de forma organizada. Ou a Brandless Pop Up, brand que levanta a bandeira contra os excessos e prega a tendência do simple life, com produtos feitos a partir de matéria-prima básica vendidos a preços muito acessíveis (abaixo de U$ 3).
No quesito Aldeia Shopping, a grande representante foi a loja da Apple em Chicago, que preza por amplos ambientes, vãos livres e funciona como um ponto de encontro de amantes da marca e também de turistas. Ainda, a Starbucks Reserve Roastery, que promove uma imersão do cliente no universo do café, em um ambiente detalhista e teatral que insere o consumidor em todo o processo produtivo e de consumo, desde a moagem dos grãos até o primeiro gole. “Isso mostra uma disruptura no comportamento da sociedade, onde as marcas ditam como vamos viver e como devemos passar nosso tempo livre”, disse Zeh Henrique.
Exemplificando a categoria Local & Location, o diretor da Brainbox lembrou de grandes marcas como a Nike (que abriu uma loja piloto em Melrose/L.A. com base no perfil de usuários do app Nikeplus que vivem no bairro californiano), a A&F (reposicionamento das lojas físicas da Abercrombie & Fitsch localizadas em campus universitários, público prioritário da marca) e a Amazon 4-Star (que oferece um mix selecionado no ranking dos mais vendidos pelo aplicativo homônimo).
O Momento Insta ficou a cargo de marcas que visualizam o ponto físico como um cenário digno de compartilhamento nas redes sociais. Como exemplos, a Happy Place, a loja de óculos Gentle Monster e a Beauty Factory de O Boticário. A tecnologia a serviço do consumidor – categoria Tech for people – é a essência de marcas como a The Container Store, que ensina o consumidor a organizar seus espaços físicos; e a Nike Innovation House 000, exemplo vivo do omnichannel, a partir de um bem estruturado mix de customização, design, experiência, convergência e integração.
Por fim, a categoria Showroom 3.0 apresenta a loja como um caminho para total imersão nos produtos, caso da Dyson, que mostra todo seu potencial de inovação e valor agregado em um espaço que lembra em muito o de um museu. Lá, uma equipe de ponta mostra o uso dos equipamentos, em uma performance totalmente ensaiada. E a Casper Sleep, click to brick que simplificou a jornada oferecendo um mix reduzido de colchões: poucos modelos (definidos após pesquisas de preferência dos consumidores) com design inovador (embalagem que permite dobrar e acomodar o colchão), que facilita o deslocamento e possibilita oferecer o frete grátis, além de 100 dias de testes reembolsáveis.
“O varejista não viu o trem passando porque não acreditou na mudança da percepção do consumidor. Agora é preciso inovar e ser criativo para recuperar o público”, garantiu Zeh Henrique.
Novidades no Grupo OM
Durante o evento, o Grupo OM anunciou o lançamento de cursos in company, customizados e ministrados pelos seus diretores e gestores em uma proposta inédita no segmento da comunicação. As disciplinas abordam temas como branding, embalagens, experiência em varejo, comunicação integrada, conteúdo proprietário, gestão omnichannel, e-commerce, gestão de relacionamento e engajamento on e off line e são moldadas após uma análise do setor em que o cliente se insere, bem como seus dados, pesquisas e tendências.
Também formalizou o ingresso da Senso como a quinta empresa a fazer parte da holding (junto com a OpusMúltipla, Brainbox, HouseCricket e TailorMedia), oferecendo agora mais de 40 serviços especializados em comunicação.
A próxima edição do evento acontecerá em 2020. Interessados em fazer parte ou receber informações sobre a Caravana que acompanhará a 108ª edição da NRF podem entrar em contato pelo telefone (41) 3018-1695.
Texto: Daniela Licht
Foto: Felipe de Souza