Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 30.9.21
INICIAMOS HOJE UMA SÉRIE DE ENTREVISTAS COM AS PRINCIPAIS AGÊNCIAS DE CURITIBA, UM BATE PAPO GERAL, INFORMATIVO E ESCLARECEDOR. HOJE, O PESSOAL DA CANDYSHOP.
Na entrada você já percebe que o clima de uma agência se faz presente. E agência tem que ter este astral, onde quem lá trabalha contagia quem chega. Isto não só é bom para quem trabalha, mas principalmente para quem chega. E na chegada, os dois comandantes da CandyShop, Eduardo e Mercer já demonstram a publicidade presente nos olhos, no sangue, no suor diário para tocar a agência. Estes 8 anos de existência foram traduzidos em muitas conquistas(6x agência do ano), além de prêmios e clientes satisfeitos. Obviamente que tudo isto gerou um certo ciúme no mercado, mas hoje todo mundo se dá bem e cada qual n o seu cercado. A CandyShop adotou desde o início, a bandeira da criatividade, levando o “ser ousado” sem ser ridículo e mantendo a conquista do cliente através do encantamento com a criação. E deu certo. Muitos Jobs se desenrolaram nestes anos todos, permitindo que mesmo na pandemia Eduardo e Mercer trabalhassem o dobro, contanto sempre com o engajamento da equipe de 40 pessoas que atua diariamente, seja presencialmente ou home office. O fato é que as plataformas existentes atendem às necessidades dos anunciantes, trazendo resultados positivos e abrindo mais o leque para a conquista de novas contas. Prova disso, é que o namoro com a cidade de Maringá resultou neste ano na abertura da filial da CandySHop naquela cidade. Com dois clientes de peso, como Shopping Avenida Center e Comercial Ivaiporã, a maior rede de lojas de materiais de construção da região. E para fechar com chave de ouro, o publicitário Josemar Farias, lá da terrinha mesmo, passou a integrar o quadro da equipe de Maringá. E hoje, 8 anos depois do primeiro Job, a experiência aparece nos diálogos dos dois sócios, mantendo a filosofia de fazer um trabalho sempre bonito e legal para a clientela que estava vindo. Mesmo com suor e lágrimas, estes anos trouxeram aos dois e aos seus colaboradores, o conhecimento, a certeza do caminho a ser seguido e a tranquilidade para prestar um atendimento exemplar para a clientela, além de um relacionamento profissional com fornecedores e veículos. Os clientes locais foram comentados, mas não serão citados, pois o espaço não permite. Mesmo assim, muito bom o bate papo mantido, ressaltando a seriedade da agência e o astral presente. Competência estabelecida aliada a uma enorme vontade de querer fazer o certo. Sempre. Esta é a CandyShop. Uma agência que vale a pena conhecer. Obrigado pela acolhida. Até pra semana.
PESQUISA VANPRO MOSTRA MELHORIA EXPRESSIVA DO CENÁRIO PARA AS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE
Realizada pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO, junto a 293 agências do País, a sondagem mostra que 64% delas apontam perspectiva mais favorável e 39% conseguiram elevar ou manter o faturamento no segundo trimestre
Segundo os dados apurados junto a 293 agências de 20 estados e do Distrito Federal o índice de agências que veem melhores perspectivas de mercado cresceu 28%, representando 64% do total das empresas entrevistadas em setembro, ao mesmo tempo que 62% conseguiram manter ou elevar seu faturamento no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020.
Entre as agências entrevistadas, 39% aumentaram o faturamento, 30% mantiveram e 18% perderam 30% ou mais. Para o futuro, as perspectivas também são positivas. As que preveem estabilidade são 26% e as que consideram o cenário negativo são 5%, algumas inclusive não descartando a interrupção das atividades, enquanto 5% não têm uma previsão.
A pesquisa VanPro também analisou a gestão das agências, os sistemas utilizados por elas e o desempenho das lideranças. Os dados levantados até o mês de julho apontam que ainda é preciso avançar em termos de gestão, e obter maior dedicação ao tema da parte das lideranças e maior engajamento das equipes.
Quase a metade das agências (47%) vê o nível de engajamento de suas equipes com a gestão em níveis moderados, comparativamente a 43% que consideram o engajamento alto ou muito alto. Por outro lado, as lideranças têm dedicado apenas 18% de seu tempo às atividades de gestão, comparativamente a 38% do tempo gasto com atividades operacionais; 28%, ao relacionamento com o cliente, e 16%, em atividades burocráticas.
Para acessar a pesquisa acesse: https:/bit.ly/vanpro-2021
Após 30 anos, CrediBRF implanta nova marca desenhada pela Brainbox, que traz à empresa um olhar digital, responsivo e contemporâneo
Há mais de 30 anos no mercado, a empresa utilizava o mesmo logotipo da BRF na sua marca, ainda que as duas empresas tenham atuação totalmente independente. Em 2013, após um processo de reformulação da marca BRF, a marca CrediBRF ficou ainda mais desatualizada.
“Além do design datado e pouco funcional, a empresa passou a sofrer com uma marca tão antiga e desatualizada. As aplicações, principalmente em meios digitais, não estavam funcionando”, conta Ludger Tamaoki, CEO da Brainbox e designer à frente do projeto.
O processo levou à redução máxima do nome, à letra “c” – que resgata valores como Credibilidade, Cooperativa, Crédito e Conhecimento –, eleita como elemento de representação da marca na sua comunicação on e offline.
FICHA TÉCNICA
Direção estratégica e de criação: Ludger Tamaoki
Designer: Eduardo neves, Ludger Tamaoki
Redação: Andrey Soares
Atendimento: Thiago Aisengart
Aprovação do cliente: Eliane Schneider
SINAPRO/PR PASSA A DIVULGAR A COLUNA MKT EM SEU SITE
A diretoria do Sinapro/PR aprovou a sugestão e passa a divulgar a coluna MKT, do jornal Diário Indústria & Comércio em seu site, semanalmente. Daqui, o nosso muito obrigado.
Unimed Curitiba lança conteúdos gratuitos de cuidados com o corpo
Vídeo disponibilizado é o primeiro conteúdo on-line do “Mês do Cliente” nas redes sociais da cooperativa
Em comemoração ao dia do cliente (marcado no último dia 15 de setembro), a Unimed Curitiba promoverá quatro semanas de conteúdos especiais on-line para o público em geral e não apenas clientes da operadora de planos de saúde. Nessa primeira semana foi disponibilizada uma aula on-line para estimular a mudança de hábito para ajudar as pessoas a movimentarem-se e cuidarem de seu corpo.
Os exercícios foram preparados pela Jucimara Lopes, profissional de educação física e colaboradora da Unimed Curitiba em programas de promoção à saúde, e contam com um pouco mais de 27 minutos. O convite é para separar uma garrafinha de água, arrastar os móveis e chamar toda a família para se movimentar. Confira no Facebook (https://www.facebook.com/UnimedCuritiba/videos/4392889480819152/) e no YouTube (https://youtu.be/DT25uCODC7c).
E para complementar a experiência também estão disponíveis uma playlist no Spotify (https://spoti.fi/3tGfhta) e um e-book com dicas exclusivas (https://bit.ly/3CHOxMa). Para ter acesso aos conteúdos on-line, basta acompanhar as redes sociais da Unimed Curitiba. Está tudo aberto ao público e não apenas aos clientes da operadora.
Brasil está entre os países mais criativos, aponta relatório do Cannes Lions
FONTE: PROPMARK
País ficou em terceiro lugar, atrás do Reino Unido e Estados Unidos
O Cannes Lions divulgou nesta sexta-feira (17) o Relatório de Criatividade Global, baseado na classificação do festival deste ano, nas tendências e análises. As classificações globais do documento mostram desempenho das empresas, pessoas e regiões mais criativas do mundo, na qual o Brasil aparece na terceira colocação, atrás do Reino Unido e dos Estados Unidos.
O Relatório de Criatividade do LIONS apresenta quatro prêmios da Rede Regional do Festival e 11 prêmios globais: Holding, Rede, Agência, Agência Independente, Marca Criativa e Palme d’Or, bem como Rede de Saúde, Agência de Saúde, Rede de Mídia, Agência por Trilha, e Agência Independente. As classificações criativas também incluem o Diretor, Diretor de Arte, Diretor de Criação e Redator.
Modelo híbrido desafia agências a acomodar interesses da equipe
FONTE: MEIO&MENSAGEM
Empresas ressignificam papel das sedes físicas ao mesmo tempo que estudam como levar adiante o modelo híbrido
Durante muito tempo, as sedes foram parte intrínseca da identidade das agências. Um cartão de visitas por meio do qual o cliente podia vislumbrar e sentir um pouco da cultura e potencial criativo dos parceiros publicitários. Há indícios de que este símbolo físico deverá voltar, mas não como eram antes (se é que algo volta a ser tal qual era nos tempos pré-pandêmicos).
Boa parte das agências ouvidas pela reportagem de Meio & Mensagem para a matéria publicada na edição semanal com data de 20 de setembro, veem no modelo híbrido a solução mais viável e condizente com um cenário de poucas certezas. Outras, como a Live, optaram pelo desapego total do escritório para abraçar de vez o modelo 100%.
No caso de empresas que fazem parte de holdings globais, como a R/GA, parte do Interpublic (IPG), os aprendizados com as operações internacionais são considerados e até entram no planejamento local. Fabiano Coura, presidente da R/GA São Paulo, afirma que o escritório está integrando estratégias de 18 escritórios que estão vivendo momentos completamente distintos. “É como se estivéssemos lidando com 18 diferentes epidemias na R/GA. Nosso maior interesse, neste momento, é compreender os desejos dos nossos talentos. Então estamos complementando as observações práticas com pesquisas frequentes sobre o nível de engajamento, produtividade, dificuldades enfrentadas, tanto no lado pessoal quanto no profissional”, afirma.
Consumo de rádio aumenta com canais diversificados
Engana-se quem, porventura, pense que o hábito de consumir conteúdos em áudio é um conceito da era pré Internet e restrito aos deslocamentos feitos de carro. O Inside Radio 2021, estudo realizado pela Kantar IBOPE Media, mostra que o meio rádio é consumido por 80% dos brasileiros – um crescimento de dois pontos percentuais em relação ao resultado obtido na última edição do levantamento, feita no ano passado. Ao todo, concluiu-se que três a cada cinco brasileiros ouvem rádio todos os dias, com uma média de tempo diári0 de 4 horas e 26 minutos.
A amostragem escolhida pela instituição foi a população ouvinte de rádio de 13 regiões metropolitanas do País. São elas: Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia e Distrito Federal. Segundo a Kantar, estas áreas são responsáveis por 75% do investimento em mídia no Brasil. A pesquisa concluiu que a região Sul é a que mais ouve rádio, com um resultado de 85% do público declarando consumir o formato, seguida do Nordeste (81%), Centro-Oeste e Sudeste (80% para ambas). Todas as regiões também registraram aumento em relação à pesquisa de 2020. Outro ponto de atenção é a credibilidade. De 2014 a 2020, a porcentagem das pessoas que confiam no rádio para se manterem informadas oscilou entre 51% e 45%. Já neste ano, esse resultado saltou para 69%.
A pesquisa identificou que o perfil dos ouvintes é equilibrado, com 52% sendo mulheres e 48% homens. A classe C é a que mais consome rádio, representando 43% de todo o público, predominando sobre as classes A e B (40%). Por conta da tradicionalidade do meio, o público com mais de 60 anos se destaca em termos de idade (21%), contra 20% de adultos entre 30 e 39 anos e 19% de 40 a 49. Entre os locais em que o áudio é consumido, o Inside Radio Kantar 2021 mostra que a própria casa é citada por 71%; o carro por 24% e outros locais por 10%. Trajeto e trabalho aparecem com menor porcentagem, com 8% e 2%, respectivamente.
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Fonte: Diário Indústria & Comércio
Coluna MKT – Costa Kotzias – colunamkt@induscom.com.br