Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 23.9.21
MERCADO EM MOVIMENTO II
Nota-se, pelo dia a dia, um maior movimento de anunciantes nas mídias existentes. Das rádios Fms às redes sociais, a presença de clientes aumenta um pouco mais em relação a meses anteriores. Ao mesmo tempo em que alguns reclamam da falta de dinheiro no comércio, outros se calam e vendem tudo o que podem, se agitam, promovem, conquistam, encantam. Sempre foi assim e pelo visto não mudará. Mercado agitado também no litoral, onde apartamentos ainda em construção já estão vendidos, numa rapidez acima do normal. E prestadores de serviços, nas praias, somente com agendamento e muita negociação. Todos tomados e trabalhando dobrado. E faturando, também. Bons sinais para quem sofreu por um ano e agora começa a ver o ritmo normal batendo à porta. Boa sorte para todos nós. E que dure por um longo tempo……..
Pesquisa indica preferências de consumo em favelas
FONTE: MEIO&MENSAGEM
De acordo com a Outdoor Social Inteligência, instituto de pesquisa focado na classe C e que tem como proposta levar comunicação e gerar impacto social ao grupo desta fatia econômica, indica que estudantes com ensino superior em comunidades do G10 consomem R$ 9,9 bilhões ao ano. Para consolidar dados e expandir o entendimento do consumo dentro de favelas, o instituto realizou a Persona Favela, uma pesquisa realizada com 435 pessoas que visa apresentar um raio-X dos compradores da classe C em relação aos segmentos de vestuário, beleza e higiene, e bebidas.
No que diz respeito ao setor de roupas, as lojas de departamento conquistam a preferência do público. A C&A se consolida como líder nacional, sendo a mais citada pelos entrevistados com 81%. Na sequência aparecem Renner e Riachuelo, ambas citadas por 69% dos consumidores e a Marisa com 67%, em quarto lugar. Em relação ao consumo, o ticket médio é de R$ 700 anuais. O ranking de share of marketing permanece praticamente o mesmo: C&A (20%), Riachuelo (15%) e Renner (14%). Marisa e Torra-Torra, considerado mais popular, seguem com 8% neste aspecto.
Já em higiene e beleza, o share of mind do consumidor das comunidades é ocupado por O Boticário (41%), Natura (20%) e Avon (20%), e se equipara à decisão de compra: 29% afirmam comprar de O Boticário, 23% e 19% de Natura e Avon, respectivamente. O Persona Favela chama a atenção para o fato de que, neste segmento, mais da metade diz comprar produtos direto de revendedores locais da comunidade, com a maior parte (26%) comprando mensalmente – representando um gasto médio de R$ 790,45 ao ano. Nomes como Hinode, Mary Kay e Eudora também foram citados.
Um ponto interessante identificado pela Persona Favela é o método de pagamento utilizado para realizar compras. Tanto em vestuário, quanto em beleza, o pagamento em dinheiro é o mais recorrente: 56% dos entrevistados priorizam as cédulas para esses segmentos. O cartão de crédito aparece em seguida como prioridade de apenas 24% dos ouvidos pelo Outdoor Social. Emília Rabello, publicitária e fundadora do Outdoor Social Inteligência, afirma que, mesmo que as pessoas estejam bancarizadas, o método tradicional ainda é o mais popular entre as comunidades.
Gerety Awards anuncia Agência e Rede do Ano
O Gerety Awards, premiação criativa que evidencia o melhor da publicidade global sob a perspectiva feminina, revelou os trabalhos vencedores que renderam as principais homenagens na premiação de 2021.
A Cossette foi premiada Agência do Ano com um Ouro, duas Pratas, um Bronze e cinco trabalhos no shortlist:
A McCann Worldgroup foi premiada Rede do Ano, com um Grand Prix, três Ouros, nove Pratas, três Bronzes e sete trabalhos de 33 agências no shortlist:
Conheça todos os premiados em: www.geretyawards.com
RAPIDINHAS
Zeh Henrique Rodrigues, o comandante da Brainbox estreou sua coluna FALANDO DE VAREJO, que será veiculada quinzenalmente nas páginas do Diário Indústria & Comércio.
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Galeria, agência fundada pelos sócios Eduardo Simon, Paulo Ilha, Pedro Cruz e Rafael Urenha, é a nova responsável pelo planejamento e inteligência de out of home e do desenvolvimento de ATL da Vivo. A chegada do cliente marca a estreia da Vitrine, um hub de OOH que opera com base em inteligência de dados e ferramentas próprias. A Vivo também é atendida por Africa, VMLY&R e DPZ&T.
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A Amstel, marca de cerveja parte do Grupo Heineken, anunciou uma parceria com a JeffreyGroup. A agência passa ser responsável pelo trabalho de relações públicas da marca, que envolve ações estratégicas, relacionamento com a imprensa, influenciadores e demais parceiros. Com a JeffreyGroup, a companhia pretende ampliar a presença de sua marca e o relacionamento com jornalistas e públicos-chave.
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A Oliver está ampliando seu atendimento à Azul Linhas Aéreas. A parceria existe há pouco mais de um ano, para montar e gerenciar a estrutura de in-house agency. Inicialmente, o trabalho tinha foco no e-commerce da marca, especialmente dedicado a performance. Agora, a agência passa a responder não só por essas entregas, mas pela comunicação digital de produtos da companhia, com destaque para serviços como Azul Viagens, TudoAzul e Azul Cargo
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Em Brasília, a rede de restaurantes Madero escolheu a Moringa para ser sua parceira na capital federal. O escopo do trabalho envolve o reposicionamento da marca Madero na região, com a criação de uma série de iniciativas de comunicação integrada.
Unimed Curitiba realiza ações on-line para o Mês do Cliente
Ação da cooperativa promove quatro semanas de conteúdos especiais on-line para o público em geral e não apenas beneficiários
Setembro, é o mês do cliente. E no ano em que a Unimed Curitiba completa 50 anos de fundação, as ações de cuidado serão ampliadas e a cooperativa programou um mês inteiro para homenagear seus clientes. “Como um dia é pouco para celebrar e agradecer quem faz parte da nossa história, vamos promover o Mês do Cliente e oferecer conteúdos on-line que estimulam a adoção de novos hábitos na rotina para gerar bem-estar e promover mais qualidade de vida para as pessoas, trazendo sempre o cuidado como pauta principal”, explica Valéria Lopes, supervisora de Marketing da Unimed Curitiba.
Ao longo das próximas 4 semanas, a maior operadora de plano de saúde do Paraná disponibilizará vídeos, e-books e playlists especiais sobre cuidado com o corpo, com a mente, com a alma e com os outros em seus canais no YouTube, Facebook, Instagram e Spotify.
Fonte: Diário Indústria & Comércio
Coluna MKT – Autoria: Costa Kotzias – colunamkt@induscom.com.br