Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 28.10.21
Antes de qualquer coisa, peço desculpas aos leitores por ter usado a expressão “bate papo” sem o hífen, que é obrigatório, pois segundo a última reforma ortográfica, ele deve ser usado. Assim sendo, a partir de hoje, nosso bate-papo ficará mais completo, com a presença do hífen. E por falar no bate-papo, a agência selecionada não pode confirmar a realização do encontro, ficando para a próxima semana a sequência de apresentações.
BOAS NOTÍCIAS DO MERCADO
Caio Publicidade, uma das mais tradicionais agências do oeste paranaense, lança campanha com Michel Teló para Cooperativa Lar
A agência, fundada em 1979 pelo jornalista Caio Gottlieb, que hoje a comanda ao lado de sua filha Ligia Salomão, segue firme no mercado paranaense pois acredita que a experiência deve sempre caminhar ao lado da inovação e da jovialidade. “Nosso lema é seguir aprendendo, inovando e nos adaptando, sem esquecer das ferramentas que funcionam e do que as mais de quatro décadas de atuação nos ensinaram até aqui”, afirma Caio.
À frente da comunicação institucional da Lar, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil desde 2015, a agência acaba de lançar uma ousada campanha publicitária, com mais de 20 filmes estrelados pelo cantor Michel Teló, que também foi anunciado como embaixador da marca.
Defendida pela Caio, a escolha do cantor foi certeira: além de conterrâneos, a imagem de Teló reforça valores da marca também associados a ele, tais como trabalho, dedicação, cuidado com a família, humildade e ética, além de amplificar o poder da mensagem e do branding da Lar. As campanhas publicitárias terão materiais produzidos para os segmentos institucional, agro, foods e varejo da cooperativa.
As novas campanhas publicitárias criadas pela Caio reforçam o momento positivo da Lar, que com crescimento e faturamento recordes em 2020, mira no fortalecimento de sua marca e na expansão de seus produtos no mercado interno brasileiro.
Paranaense Ana Miraglia e sua dupla criativa Marina Ferraz completam 2 anos de McCann Nova Iorque, agora como criativas senior.
Entre as campanhas nas quais as duas trabalharam durante o período na McCann de Nova Iorque estão Mastercard Wildlife Impact Card, que foi escolhido pela Adage como “Creativity Pick of the Day”, Mastercard Strivers Initiative, estrelando a atriz e cantora Jennifer Hudson, e a campanha Her Ideas Start Something Priceless, também para Mastercard.
Ana Miraglia e Marina Ferraz formaram uma dupla quando ainda eram estudantes na Miami Ad School de Nova Iorque. Juntas, em parceria com a David Miami, elas participaram da criação da campanha McMansions para o Burger King, que ganhou, entre outros prêmios, três leões em Cannes.
Ana Miraglia é formada em publicidade e propaganda pela Universidade Federal do Paraná e trabalhou nas agências curitibanas Tif Comunicação, Candy Shop e Getz antes de ir para Nova Iorque.
HouseCricket mais uma vez participa do Prêmio ABEMD
Especializada em comunicação dirigida com foco em engajamento, a HouseCricket (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação) novamente foi reconhecida no Prêmio ABEMD, maior e mais conceituada premiação do mercado brasileiro no segmento de Marketing de Dados. Presente na premiação há mais de dez anos – já tendo conquistado, entre outros, dois Grand Prix –, a HouseCricket concorreu na edição 2021 com dois cases e recebeu os troféus ouro e prata para Frimesa e Mili, respectivamente.
“Poucos prêmios chegam a 27 edições – e são ainda mais raros aqueles que chegam a essa marca com solidez e tanto reconhecimento e valorização no mercado de comunicação. Para nós, fazer parte, mais uma vez, desse projeto, é sempre a confirmação do resultado extraordinário que temos conquistado em parceria com nossos clientes ao longo dos anos”, diz Patricia Tavares, sócia-diretora da HouseCricket, que neste ano também assumiu a missão de presidir o júri do Prêmio Abemd – promovido pela Associação Brasileira de Marketing de Dados.
Os desafios de comunicação e de negócios da indústria de bebidas
Desde o ano passado, quando a pandemia alterou o cotidiano de toda a sociedade, as fabricantes de bebidas alcoólicas passaram a ter de lidar com um cenário mais complexo, que trouxe novas formas de exibição de seus produtos no ambiente digital.
“Já estávamos vivenciando totalmente a era digital em relação à comunicação dos produtos, mas a pandemia trouxe fatos novos. A partir do momento em que o digital acabou sendo o único meio para que as pessoas realizassem suas atividades, ele também acabou se tornando nosso principal ambiente de publicidade e de comunicação”, explica Cristiane Foja, presidente da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
Além das novas janelas de contato com os consumidores, a indústria de bebidas alcoólicas também vem tendo de se adaptar aos desafios impostos pela pandemia. Por conta das restrições de circulação, que começaram no ano passado e se alongaram até 2021, bares e restaurantes tiveram de ser fechados (ou tiveram a capacidade de atendimento reduzida) em muitas cidades. “Antes da pandemia, 61% das bebidas eram vendidas e bares e restaurantes. De repente, isso acabou. O setor chegou a ter uma queda de 70% nas vendas nos primeiros três meses da pandemia”, relembra a presidente da associação.
Segundo ela, para enfrentar esse cenário, as fabricantes e distribuidores tiveram de se adaptar e recorrer a outras formas de comercializar os produtos, o que fez com que o digital ganhasse mais espaço como canal de vendas. O hábito de poder comprar as bebidas por aplicativo ou site e receber os produtos em casa é algo de que o consumidor não deve abrir mão mesmo após a superação da pandemia, na visão de Cristiane.
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Diário Indústria & Comércio – Curitiba
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