Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 23.12.21
Campanhas de Natal: marcas celebram reencontros
– a Stella Artois celebra a volta dos momentos presenciais entre as pessoas em “Um brinde aos reencontros”. O filme criado pela da CP+B Brasil utiliza o recurso de animação para destacar esse momento tão esperado pelas famílias.
– o Guaraná Antarctica segue em sua linha de brasilidade com o especial “Farofadas de Natal”, que conta com a participação dos atores Solange Couto, Sérgio Loroza, Mc Dricka e Marcos Oliveira, para contar como é a verdadeira festa de Natal no Brasil. A Soko foi a responsável pela criação do curta que vai ao ar no Glooplay.
– Com nomes como Luísa Sonza, Jojo e Ary Fontoura, a Eudora fala sobre as mudanças que esses influenciadores sofreram durante o ano, mas que algumas tradições, como a de receber presentes no Natal, devem permanecer. A campanha tem três capítulos e foi criada pela Soko. A Eudora e o O Boticário, lançaram nas redes um recurso de tradução de aromas, para quem, por algum motivo, perdeu a função olfativa. A iniciativa foi projetada com a W3haus e faz parte da campanha de Natal da marca, mas deve ser um recurso permanente nas redes.
– A Take Blip conta com o Papai Noel como protagonista de sua campanha de fim de ano. A empresa mostra os ajudantes do bom velhinho utilizando os serviços da marca, como a criação de cartões personalizados, vídeos de receitas de Natal com Raquel Novais — semifinalista da 3ª edição do Masterchef Brasil –, contos natalinos para as crianças e um quiz sobre a festividade.
– A Panasonic se une ao Hospital GRAAC Vale para uma ação solidária, que levou para as crianças em tratamento contra o câncer doações de pilhas para uso em equipamentos hospitalares, brinquedos e kits com livros infanto-juvenis. Com uma visita de Leo, a mascote da divisão de pilhas da marca, as crianças montaram a decoração natalina.
– Para desejar Feliz Natal para os diferentes perfis de famílias – e gostos – a Seara apresenta cerca de 30 sabores diferentes para a ceia de Natal. Com locução de Fátima Bernardes, rosto das campanhas da marca, o filme foi criado pela WMcCann.
– O Cannes Lions 2021 concedeu três Grand Prix a campanhas brasileiras: “Salla 2032”, da Africa, “Parada no Feed”, da Gut, e “Eu Sou”, da VMLY&R. Assim como boa parte dos demais GPs concedidos pelo festival nesta edição, os trabalhos nacionais tratam de questões de impacto.
– Em um dos movimentos mais significativos do mercado de agências em 2021, três sócios-executivos da DPZ&T deixaram a agência para fundar outra, independente, levando consigo as três principais contas da agência anterior: o CEO Eduardo Simon, o CCO Rafael Urenha e o vice-presidente de mídia Paulo Ilha lançaram em agosto a Galeria, que iniciou operações atendendo Itaú, McDonald’s e Natura.
– WMcCann, Africa, DPZ&T, VMLY&R, Leo Burnett Tailor Made, AlmapBBDO, Wunderman Thompson, Ogilvy, Artplan e Lew’Lara\ TBWA são, pela ordem, as maiores compradoras de mídia de acordo com o inédito ranking do Cenp-Meios, divulgado pela primeira vez em 2021, com dados relativos ao ano anterior.
– Chegamos ao final de mais um ano, certamente com ensinamentos novos para cada um. Novos hábitos de comportamento e convivência, novas formas de encarar o diário, nova visão sobre o que existia e talvez não precise mais existir. Concluímos 2021 com certo cansaço, além do volume de trabalho, o grande desafio para entender a nova realidade que nos cercou e nos acompanhará daqui para a frente. Estamos certos de que 2022 será um ano de grandes desafios, um ponto de interrogação enorme na economia mundial e a certeza de que nossas cabeças trabalharão muito mais em busca de soluções e saídas para anunciantes e clientes. Apesar de tudo o que ocorreu, ainda teremos comerciais com gritos na locução, letterings traduzindo o áudio, roteiros fracos aprovados por quem não entende muito do traçado, briefings mal dados, layouts mal produzidos, mensagens sem começo, meio e fim. Mas nossa esperança será sempre que tudo isto melhore e possamos executar, como sabemos, a boa publicidade, a correta em termos de criação, a profissional em termos de atendimento e a gostosa profissão de pensar e solucionar. Feliz natal a todos e um grande 2022. Abraços e até janeiro.
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COSTA KOTZIAS
Diário Indústria & Comércio – Curitiba
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