Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 9.12.21
ESTA ÉPOCA DO ANO DÁ SAUDADES……
Nos idos das décadas de 80 e 90, chega esta época do ano e bate uma saudade imensa de tudo o que publicitários viveram no mercado da propaganda em Curitiba. Primeiro eram os brindes de final de ano, de fornecedores de agências , emissoras de Tv, de rádio e de clientes, também. Brindes que vinham sempre para o endereço da agência e nunca para a casa do profissional. Depois, as agendas de jantares de final de ano, desde o mais simples até o mais concorrido. Na verdade, um verdadeiro teste para fígados e capacidade de recuperação no dia seguinte. Os finais de ano eram puxados em dois sentidos: primeiro, o volume de trabalho de todo mundo aumentava e segundo, as festas eram imperdíveis, ainda mais com as continuações que existiam. Sempre depois de algum jantar, bares eram o destino de grande parte dos publicitários destes tempos. Da Velha Adega ao Old Friends, nenhum escapava. Do Loam ao SaulTrumpet, tudo era visitado. E a ressaca no dia seguinte, era mortal. Mas foram momentos inesquecíveis, com jantares marcantes e festas memoráveis. E muita Neosaldina para levar a vida até o reveillón……quem viveu, viveu.
Modelo híbrido de trabalho será o mais adotado pelas agências de publicidade
Uma pesquisa realizada pelo Sistema Sinapro/Fenapro com 288 agências de 16 estados mais o Distrito Federal apontou que o modelo híbrido de trabalho foi impulsionado durante a pandemia e será o mais adotado entre as agências de publicidade do país em 2022. Cerca de 41% das agências entrevistadas já estão operando assim.
O modelo de trabalho remoto, amplamente adotado pela maioria das agências a partir do início da pandemia, aparece quase empatado com o modelo presencial, ambos com 29%, de acordo com a pesquisa.
Sobre o futuro do modelo de trabalho, 59% das agências responderam que irão adotar o modelo híbrido, enquanto 33% afirmaram que voltaram ao modelo presencial, após o termino da pandemia, e 8% permaneceram com o trabalho remoto.
Segundo a pesquisa, 33% das agências que responderam que vão adotar o presencial ou híbrido, disseram que irão voltar ainda neste ano, enquanto 34% pretendem voltar em 2022 e 31% não tem previsão ou não pretendem voltar aos escritórios.
“Muitas agências perceberam que o trabalho híbrido pode ser interessante tanto para os funcionários, que podem aumentar sua qualidade de vida e o rendimento profissional, quanto para as empresas, que cortaram custos relacionados ao trabalho presencial e encontraram uma forma de sobreviver com o trabalho realizado no modelo remoto. Por isso, o modelo híbrido de trabalho veio para ficar”, avaliou Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
NOVA FM NO AR EM CURITIBA……ALPHA FM (do portal Reinaldo Bessa)
Foi para o ar, nesta segunda-feira (06) a nova rádio musical de Curitiba, a Alpha FM 90.1. A nova emissora, que vai ocupar o antigo prefixo da CBN Curitiba, é uma parceria entre a GC2 (Grupo Camargo de Comunicação), de São Paulo, e o Grupo J. Malucelli.. Consolidada no primeiro lugar de audiência entre as rádios qualificadas de São Paulo, a Alpha FM tem mais de três milhões de acessos no streaming e mais de 230 mil seguidores nas redes sociais. A essência da programação é um ritmo leve, com o melhor do pop do Brasil e do mundo, um encontro de gerações que reúne de Phil Collins a AnaVitória, Lenine a Bruno Mars, John Legend a Marisa Monte.
Celebração à criatividade do Paraná
Uma imersão e uma viagem fascinante pelo centenário da propaganda produzida no Estado do Paraná. Essa é a máxima do projeto “100 anos de Criatividade”, iniciativa coletiva do mercado de comunicação estadual, que conta com o apoio e a curadoria do Instituto J.D. Rodrigues e das empresas do Grupo OM Marketing & Comunicação.
A proposta – que consiste em resgatar a história e celebrar uma das mais criativas publicidades do país – foi apresentada oficialmente neste final de semana, em um painel inserido na programação da Red Week Ideas 2021.
Completo e em constante atualização, o projeto “100 anos de Criatividade” conta com um hub com linguagem dinâmica e acesso a todos os conteúdos por meio das redes sociais – www.100anospropagandaparana.com.br. Na landing page, o usuário poderá realizar uma verdadeira viagem no tempo para conhecer (e reconhecer) todo esse cenário criativo, conhecendo os bastidores e detalhes que cercam o setor desde a fundação da primeira agência no Paraná.
Com uma coleção de histórias memoráveis, que datam desde os primeiros anos da arte tipográfica até os canais digitais atuais, a iniciativa destacará momentos-chave da publicidade paranaense, apresentando os trabalhos e figuras memoráveis que ajudaram a transformar o setor no Estado.
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No ar a nova campanha da Tintas Vergínia. Uma criação da agência Candyshop que envolve filmes e spots.
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A agência ELON GARCIA comemora 50 anos de atuação. Amanhã, aqui no I&C, a história exemplar será apresentada.
O educador e empresário WILSON PICLER foi homenageado na ACP(Associação Comercial do Paraná) pelos 25 anos do GRUPO EDUCACIONAL UNINTER . Sem dúvida, justa e merecida homenagem.
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