SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 2.12.21

CANDYSHOP REALIZA PRIMEIRA CAMPANHA DE NATAL PARA SEU CLIENTE SHOPPING AVENIDA CENTER

O objetivo é tocar o coração dos consumidores e convidá-los a viver o momento presente. “Aprendemos nesses últimos natais que não dá mais para deixar para depois certas coisas. Não dá mais pra deixar de dizer te amo pro seu avô… Pra sua avó. Não dá mais pra deixar de dar um abraço em seus pais pra amanhã. É impossível pensar em deixar pro fim de semana que vem o passeio no parque com seus filhos e de passear de mãos dadas com eles. Esse é o Natal do presente. Não do futuro. É o agora”, afirma Ricardo Mercer, sócio-diretor de Planejamento e Criação da Candy Shop, ao comentar sobre o conceito das peças criadas pela unidade da agência em Maringá. E quem garantir o presente de Natal no Shopping Avenida Center também concorre a uma BMW X1 0 KM. A cada 300 reais em compras, o consumidor ganha um cupom para o sorteio.

Grupo OM e OasisLab lançam a StartOM, aceleradora de startups de marketing e comunicação

O Grupo OM, em sociedade com a OasisLab, lançou na quarta-feira (24) a StartOM, uma aceleradora de startups de marketing, comunicação e eventos. A empresa já nasce no seu portfólio com uma iniciativa inédita de customização e distribuição de comunicação para empresas com filiais, franquias, escritórios e estruturas regionais.

A iniciativa é o Connecta Local já em operação no Subway, O Boticário e Uninter, auxiliando na customização de materiais de comunicação e medição de performance regional, com escala comparativa para média nacional das franquias de cada cliente.

A StartOM vai selecionar e auxiliar startups em questões relativas à modelagem de produtos, branding, comunicação, questões jurídicas e finanças. A primeira rodada de seleção de startups com foco em soluções tecnológicas para marketing e comunicação ocorrerá primeiro semestre de 2022.

“Entendemos que não há nenhum trabalho estruturado em descobrir e auxiliar as empresas de tecnologia para comunicação e marketing, bem como essas startups encontram dificuldades em contratar assessoria em branding e comunicação, que são fundamentais para seu sucesso no mercado” diz Rodrigo Havro Rodrigues, sócio do Grupo OM e CEO da agência OpusMúltipla.

As tendências e previsões da mídia para 2022

FONTE: MEIO&MENSAGEM

A Kantar, empresa responsável por dados, insights e consultoria, divulgou seu estudo anual com as tendências e previsões da mídia para 2022 que possivelmente irão mexer com a indústria de mídia e publicidade, trazendo novos desafios para o marketing.

Baseado nos dados mais recentes da empresa, além de análises e previsões de especialistas, o estudo busca ajudar marcas, anunciantes e veículos a planejar seus negócios e ativações.

Streaming
O primeiro destaque do estudo é a crescente dos experimentos, paradoxos e suposições equivocadas sobre o streaming de vídeo. A Kantar aponta o quanto é necessário a medição de audiência e que as grandes empresas precisam mais do que seus próprios dados para crescer. O entendimento completo do comportamento do consumidor precisa começar a acontecer e, com a divulgação dos dados, os criadores e produtores de conteúdo irão atrás de melhores acordos de licenciamento e exposição.

As plataformas de streaming para esportes e eSports pedirão mais espaço e, para consolidá-las, será necessário oferecer pacotes de conteúdo cada vez melhores, tentando se sobressair nesse mercado competitivo.

Mídia na internet
Outro destaque dado pela Kantar foi a mudança do modelo comercial de mídia na internet. Com o fim dos cookies, surge uma oportunidade de experimentar novas abordagens. As marcas estão atuando de forma híbrida na estratégia de dados, priorizando a privacidade e coletando diretamente os dados de consumidores. Segundo especialistas, uma remodelagem de como a mídia é comercializada na internet já está em andamento.

Mídia segmentada
Já na mídia segmentada, é esperado um movimento em direção à publicidade contextual, enquanto para a medição de eficácia das campanhas, os investimentos em aferição baseados em integração direta garantirão aos anunciantes uma medição de forma independente do desempenho de suas campanhas publicitárias.

Performance
Além desses insights, o estudo deu destaque para a mídia de performance e marketing, que foram estratégias adotadas por empresas para sobreviver durante a pandemia. Assim, em 2022, é esperado uma competição na alocação de mídia de performance em formatos como social commerce nas redes sociais. Varejistas tendem a investir na sofisticação das suas plataformas de comércio eletrônico e os metaversos devem continuar surgindo.

Vencedores do ‘Profissionais do Ano’ 2021 são anunciados

Veja abaixo os finalistas nas categorias nacionais e os vencedores em negrito:

Campanha

  • “EXPLICAÇÕES”, para O Boticário, da ALMAPBBDO
  • “PRIVACIDADE”, para Itaú, da Africa
  • “RIMAS”, para Elo, da ALMAPBBDO

Filme 30”+

  • “ARMÁRIOS”, para Via Varejo, da VMLY&R Brasil
  • “GUARANÁ 100 ANOS”, para Ambev, da Soko
  • “TATUAGEM”, para O Boticário, da ALMAPBBDO

Ações em conteúdo

  • “AVON – ANGELA”, para Instituto Avon, da Wunderman Thompson
  • “FESTA DO PIJAMA NO BBB”, para McDonald’s, da DPZ&T
  • “O UNIFORME OFICIAL DO BRASILEIRO”, para Alpargatas , da Dojo

Integrada

  • “AVON TÁ ON”, para Avon Cosméticos, da Wunderman Thompson
  • “DESFILE Nº1”, da Ambev-Brahma, da Africa
  • “SANTANDER SX APRESENTA: O PIX”, para Santander Brasil, da Suno United Creators

FILME 15″

  • “BELEZA DO PROCESSO”, para a Heineken Brasil, da Suno United Creators
  • “DUELO POWER FUSION”, para Veja – Reckitt Benckiser, da Betc Havas
  • “JUNTOS TEM MAIS SABOR”, para a Recofarma, da Wunderman Thompson

FILME 30″

  • “ALICE”, para Itaú, da Africa
  • “CHICKENÊS”, para Arcos Dourados, da DPZ&T
  • “SAFIRA”, para Nestlé Brasil, da Ogilvy Brasil
  • “VIVO 4%”, para Vivo, da Soko

Sul

  • Campanha: “MANIFESTO SICREDI”, para Sicredi, da HOC – House Of Creativity

Filme: “BICICLETA”, para Unimed Porto Alegre, da HOC – House Of Creativity

Brainbox conquista Ouro no “Oscar do Varejo” com projeto da Schulz Store

O projeto da primeira loja física da Schulz Compressores (maior fabricante de compressores de ar da América Latina), que teve o conceito e projeto assinados pela Brainbox (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação), conquistou o troféu Ouro no Prêmio POPAI Brasil 2021. Considerada a principal premiação do varejo, teve a cerimônia realizada em São Paulo, nesta terça-feira (23/11).

Destaque para atrações implementadas pela Brainbox, como o Schulz Lab (espaço para testagem e manuseio de produtos, com consultoria da equipe de vendas local) e um ambiente caracterizado pela forte atratividade visual, praticidade de navegação e orientação, e um planograma que facilita a localização interna.

“Receber este que é o principal prêmio do trade marketing e do retal design no Brasil é uma honra e um privilégio. É o resultado de um projeto extremamente profundo, que envolveu a análise do comportamento do consumidor até a jornada de consumo na primeira loja desta líder nacional em seu segmento”, diz Zeh Henrique, Diretor de Estratégia de Branding e Varejo da Brainbox.

Legenda foto: Ludger Tamaoki (Brainbox) com Daniela Geremias e Vanessa Bueno da Rocha (Schulz Compressores).

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Coluna MKT – Costa Kotzias – colunamkt@induscom.com.br