Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 20.6.22
OpusMúltipla promove workshop de mídia digital
A segunda edição do Opus Digital EvolutiOM acontece na próxima terça-feira, dia 21, na sede da agência OpusMúltipla (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação), na capital paulista, e contará também com transmissão remota pelo canal da Opus no YouTube. O objetivo do evento é oferecer aos clientes, prospects e parceiros um conteúdo exclusivo com foco nas novidades e tendências da mídia digital. Local: canal da OpusMúltipla no Youtube. Quando: 21 de junho das 14h às 15h30 – clientes e parceiros Acesso remoto: digital.opusmultipla.com.br/
Mercado publicitário avança e supera patamar anterior à pandemia, mostra pesquisa
O mercado publicitário brasileiro movimentou aproximadamente R$ 69 bilhões em compra de mídia em 2021, de acordo com o levantamento da Kantar Ibope Media. O resultado do ano anterior é 29% superior ao registrado em 2020, período de maiores restrições pela Covid-19, quando o setor totalizou um investimento de R$ 49 bilhões. Mas a principal notícia do estudo é que o setor já superou os patamares anteriores à pandemia. “O mercado publicitário viu as marcas cortarem os seus investimentos em 2020. No ano passado, mesmo com alguns reflexos da doença na economia, as empresas voltaram a investir na comunicação”, explica a diretora da Kantar Ibope Media, Viviane Vela. Conforme o levantamento, mais de 90% do total em compra de mídia foram realizados por 15 segmentos da economia. No topo do ranking estão os setores de serviços ao consumidor (20%), comércio (19%) e financeiro e securitário (10%). Desde que a Kantar Ibope Media começou a compilar dados de investimento publicitário, há sete anos, essa é a primeira vez que o setor de comércio não aparece na primeira colocação do estudo. Outro aspecto importante na retomada do capital no mercado criativo se deu com a entrada de novos anunciantes. Os dados da pesquisa — que tem o título Insider Advertising, ou Por Dentro da Publicidade — apontam que o número de empresas investindo em propaganda cresceu 22% em relação a 2020 e 47% na comparação com 2019.
Meta enfrenta acusações de viciar jovens em Facebook e Instagram
A Meta agora é líder em outra tendência das redes sociais – ações judiciais que alegam que a empresa criou algoritmos que levam jovens a um vício destrutivo. Oito processos protocolados em tribunais nos EUA na última semana alegam que a exposição excessiva a plataformas como Facebook e Instagram, ambos da Meta, levou a tentativas ou suicídios reais, distúrbios alimentares e insônia, entre outros problemas. “Esses aplicativos poderiam ter sido projetados para minimizar possíveis danos, mas, em vez disso, foi tomada a decisão de viciar agressivamente adolescentes em nome dos lucros corporativos”, o advogado Andy Birchfield, diretor da Beasley Allen, o escritório de advocacia que entrou com as ações, disse em comunicado na quarta-feira. As queixas somam-se a uma série de casos recentes contra Meta e a Snap, incluindo alguns apresentados por pais cujos filhos tiraram a própria vida. O litígio segue o depoimento de um ex-funcionário do Facebook no Congresso americano de que a empresa se recusou a assumir a responsabilidade por prejudicar a saúde mental de seus usuários mais jovens. Um porta-voz do Facebook não respondeu a um pedido de comentário. A Meta disse em abril que está melhorando as ferramentas que fornece para os pais acompanharem o que seus filhos fazem em suas plataformas. A empresa também disse que, para os adolescentes em particular, envia um lembrete “Faça uma pausa” que os leva a tópicos diferentes se eles se detiverem em um assunto por muito tempo.
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COSTA KOTZIAS
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