Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 24.1.22
Grupo Boticário lança novo portal desenvolvido pela HouseCricket
Com o desafio de transmitir a evolução da marca ao longo dos últimos 11 anos, a HouseCricket, empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação desenvolveu um site dinâmico, acessível e mobile first, que mostra o universo de um dos maiores conglomerados de beleza do mundo. O novo endereço marca o lançamento de uma nova etapa do Grupo Boticário, acompanhando as tendências no mundo digital (www.grupoboticario.com.br).
Para apresentar o Grupo Boticário, a HouseCricket se inspirou nos valores e missão da companhia, que se propõe a transformar a vida das pessoas por meio da beleza. Para isso, o portal tem navegação e busca de informações facilitadas, com alto grau de acessibilidade nas ferramentas e layout.
O portal revela o ecossistema da beleza do Grupo Boticário, a partir de conteúdos inspiradores, com dicas de como fazer beleza, iniciativas de impacto social da Fundação e Instituto Grupo Boticário, e diversas frentes que destacam o sucesso responsável com o qual a empresa se compromete. Para reunir toda a complexa cadeia que compõe a companhia, colaboradores, fornecedores, parceiros, consumidores e revendedores poderão estar cada vez mais mergulhados nos compromissos do negócio acessando o site.
Compras: 82% dos brasileiros tomam decisão com base no atendimento
Apesar disso, 43% dos consumidores sentem que o atendimento é deixado em segundo plano, de acordo com relatório da Zendesk
Oito a cada dez consumidores brasileiros (82%) afirmam tomar decisões de compra com base na qualidade do atendimento que recebem, conforme indica o relatório anual sobre tendências em experiência do cliente divulgado pela Zendesk. A pesquisa também revela que 89% das empresas analisadas no Brasil concordam sobre a existência de uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios. Porém, 43% dos brasileiros sentem que o atendimento é deixado em segundo plano pelas empresas e 70% reconhecem que o atendimento tem um impacto positivo nos resultados da empresa. De acordo com o CTO da Zendesk, Adrian McDermott, essa lacuna entre a expectativa e a entrega talvez seja o sinal mais claro para as empresas de que a mudança precisa acontecer, e de forma rápida. Ainda segundo o relatório, o envolvimento dos clientes com as marcas aumentou 14% globalmente, comparado com o ano anterior, o que pode representar um desafio para as empresas, visto que a pesquisa revelas que as expectativas do cliente podem conduzir ou sufocar os planos de crescimento das companhias.
Nestlé permite que consumidores testem produtos gratuitamente
Com a plataforma “Eu quero Nestlé”, consumidores poderão se cadastrar para receber amostras e avaliar lançamentos da empresa
Seguindo a tendência crescente de cultivar relacionamento com os clientes, a Nestlé aposta na digitalização para estar mais próxima de seu público-alvo. A companhia anunciou nesta quarta-feira, 19, a plataforma “Eu Quero Nestlé”, que tem como foco o envio de amostras gratuitas de lançamentos da Nestlé para recolher feedbacks dos usuários. Mensalmente, são realizadas de duas a três ações do tipo. Até o momento, apenas as regiões sul e sudeste estão incluídas no circuito da iniciativa.
Qualquer pessoa pode participar das campanhas. O processo de recebimento dos produtos começa com o preenchimento de um cadastro e, em seguida, acontece a escolha do item. Após a chegada da amostra, o consumidor tem a chance de responder uma pesquisa de satisfação a respeito do produto e da experiência — que dá direito a descontos. A primeira ação aconteceu em dezembro do ano passado, divulgando a nova embalagem de Nescafé e o biscoito Passatempo com chocolate. Ao todo, foram 30 mil amostras distribuídas.
Deloitte aponta tendências para o marketing no ano
Os profissionais de marketing precisam, o tempo inteiro, evoluir com o mundo ao seu redor. E, se nos últimos anos, o desafio foi de responder a uma crise sem precedentes. Agora, é preciso recuperar e, para quem souber se posicionar, crescer em meio a um novo contexto que leva o consumidor para o centro das jornadas. Essa é, pelo menos, a visão da Deloitte sobre o que os executivos vão enfrentar nos próximos doze meses. Para ajudar nessa jornada, a companhia desenvolveu a pesquisa 2022 Global Marketing Trends.
O estudo entrevistou mais de mil executivos globais e 11.500 consumidores de todo o mundo, inclusive 500 brasileiros. A partir dessa análise, a companhia aponta tendências que podem ajudar os executivos a refinar sua abordagem e navegar melhor em meio às transformações tecnológicas e do comportamento do usuário. Confira:
Propósito – um farol para o crescimento – A análise da Deloitte apontou que qualidade e preço ainda são os fatores principais quando o consumidor está considerando uma compra. No entanto, em uma investigação mais profunda, outros fatores chamam atenção especialmente quando consideradas determinadas demografias e categorias. Entre os jovens até 25 anos, 24% encaram a sustentabilidade como um dos principais critérios de compra em Beleza e cuidados pessoais; 32% citam privacidade como fator principal para Produtos e serviços bancários; 76% afirmam ser mais leais a marcas comprometidas em corrigir desigualdades sociais. Isso também está refletido no desempenho das marcas. Entre as analisadas, as que obtiveram maior crescimento foram as que afirmaram orientar sua tomada de decisão em um guia articulado de valores.
Marketing autêntico e inclusivo – Além de se mostrarem mais fiéis a marcas comprometidas a lutar contra as desigualdades, os consumidores estão mais atentos à diversidade na comunicação. Em contraste com a média global dos respondentes, os brasileiros com mais de 26 anos estão muito mais propensos a considerar propagandas que são inclusivas. Do público total, 76% responderam que são mais propensos a comprar de marcas que se comprometem a abordar questões sociais e desigualdades.
Construindo o motor criativo – Segundo a companhia, com 73% das pessoas migrando para o trabalho remoto, vão surgir novos pools de talentos que antes estavam limitados pela questão geográfica. O trabalho híbrido e remoto deve dar também ainda mais ênfase para a colaboração. Há mudanças também no perfil dos talentos. Os dados da Deloitte apontam que as capacidades analíticas já são as mais valorizadas para cargos como CEO, CFO, CMO e COO, na comparação com as expertises criativas.
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COSTA KOTZIAS
Diário Indústria & Comércio – Curitiba
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