SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Coluna Propaganda e Marketing-Diário Indústria & Comércio 11.7.22

Demanda por habilidades tecnológicas na publicidade aumentou 47% em cinco anos

FONTE: PROPMARK

Dados do LinkedIn mostraram que houve uma mudança nas prioridades da área da publicidade, apontando um aumento de 47% na demanda por habilidades tecnológicas nos últimos cincos, enquanto as habilidades criativas diminuíram 17% no mesmo período.

O levantamento também revelou que, de 2015 para 2021, a proporção de funções criativas contratadas, em comparação com as funções técnicas, teve um aumento de 25%.

“Esse fluxo de talentos e demandas por habilidades deixam uma mensagem muito clara: o mercado publicitário está investindo e dando mais espaço para as transformações digitais e tecnológicas. A criatividade ainda é parte fundamental, mas agora ela precisa ser complementada por outras competências”, afirmou Ana Moises, diretora de soluções de marketing do LinkedIn.

Além destas mudanças, o levantamento também ressaltou que, nos últimos cinco anos, a publicidade perdeu 5,5% mais pessoas do que ganhou, indicando um ponto de atenção sobre o futuro do setor.

“A indústria da publicidade precisa destinar esforços para conquistar a próxima geração de talentos. Este é um mercado que vem mudando ao longo dos anos, trazendo diversas novas ferramentas e formas de exercer a profissão. As redes sociais são as principais delas, um ambiente que as novas gerações dominam de forma quase natural e podem ser um dos grandes atrativos para despertar o interesse destes jovens para esta carreira”, completou a executiva.

WFA: as marcas precisam aumentar a eficácia criativa da publicidade

O mercado de comunicação tem sido impactado por vários eventos ao longo dos últimos anos, desde fatores externos, como a pandemia e a Guerra na Ucrânia, a internos, como a falta de representatividade e de conexão com pautas da sociedade e a perda de talentos.

Para Stephan Loercke, CEO da líder da WFA (Associação Global dos Anunciantes), entidade que congrega mais de 100 grandes marcas globais, responsáveis pela movimentação de 90% dos investimentos em marketing do mundo, esse cenário tem trazido novos desafios à medida que o papel das marcas é ressignificado e as pessoas esperam mais das empresas.

Uma preocupação central da entidade para lidar com essa nova configuração é tratar da ‘eficácia criativa’, em queda em vários mercados. Para Loercke, resgatar essa característica na comunicação pode ser o caminho para ter ganhos em construção de marca, na atração e retenção novos talentos, e também em representatividade.

Abaixo, os principais trechos da entrevista com o executivo.

Como você analisa o ano de 2022, que para muitos seria o “ano da recuperação”?
Eu não chamaria 2022 de “ano da recuperação”, que é o pensávamos no final de 2021 e início de 2022. É melhor compará-lo a uma montanha-russa. Acho que o que estamos vendo é um acúmulo de incertezas com pouca visibilidade. Há muitos especialistas que têm opiniões sobre o que vai acontecer no futuro, mas há tantos especialistas quanto cenários. Eu acho que é justo dizer que há pouca visibilidade e, em muitos aspectos, é quase, um “Terra Incognita”. Temos as repercussões da pandemia, que ainda não desapareceu do globo, e que cria um enorme impacto nas cadeias de suprimentos. Você pensa sobre a guerra da Ucrânia e a incerteza que cria, logo que a Rússia é um mercado enorme. Além de todas as implicações nos preços das matérias-primas, do petróleo e da energia, que estão no teto. Também há pontos de interrogação em torno da geopolítica, com alguns especialistas falando de um momento de inflexão onde há uma separação gradual do que foi até agora o mercado global. Portanto, há grandes questões que têm implicações de longo prazo para nossas sociedades, para a economia e para as marcas.

Avaliador de desinformação gratuito para anunciantes e agências

Seguindo as novas diretrizes do setor destinadas a reduzir a publicidade que apoia a desinformação e outros conteúdos desagradáveis, o serviço de classificação de veracidade NewsGuard anuncia que está oferecendo avaliação gratuita de conformidade para marcas, agências, DSPs (plataformas de demanda), SSPs (supply-side plataformas) e outros provedores de tecnologia de anúncios que desejam garantir que suas práticas atuais atendam aos novos padrões do setor.

A oferta segue o anúncio da semana passada pela Aliança Global para Mídia Responsável (GARM) da Federação Mundial de Anunciantes para novas diretrizes de segurança de marca projetadas para evitar anúncios colocados adjacentes a conteúdo considerado desinformação e/ou contribuindo para automutilação entre alguns usuários, bem como como uma atualização da Comissão Européia para seu Código de Práticas sobre Desinformação .

A NewsGuard oferecerá as avaliações de conformidade – além de fornecer recomendações para organizações que não estejam em conformidade com as novas diretrizes – por meio de seu serviço de brand safety gratuito até 1º de setembro.

A avaliação inclui uma análise da lista de editores – incluindo sites, aplicativos de notícias, canais do YouTube, etc. – cada organização atualmente anuncia e fornece um resumo de quão bem ou mal eles atendem às novas diretrizes do GARM e da Comissão Europeia.

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COSTA KOTZIAS

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