Agências estão otimistas com 2019, diz pesquisa da Fenapro
A pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda) é uma iniciativa da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda. Desde o início de 2017, a federação começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.
Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados ao longo das 3 primeiras semanas de janeiro deste ano e refletem a performance das agências no 4º trimestre de 2018, além das perspectivas para o primeiro trimestre de 2019 e o ano de 2019, como um todo. 174 agências responderam à pesquisa.
O nível de otimismo observado para 2019 é recorde: 70,6% dos respondentes esperam um ano melhor e apenas 11,3%, pior. Os 18,1% restantes têm a expectativa de um ano igual a 2018. Esse otimismo, quando comparado ao mesmo período do ano passado é melhor (70,6 X 68,2), mas é a comparação com o último trimestre que o torna mais expressivo. Depois quedas sucessivas ao longo de 2018, o índice de otimismo chegou a 36%. E agora, quase dobrou nesta última medição! Tal otimismo acompanha outros setores da economia. Na pesquisa Marketing Compass, realizada entre decisores de marketing de empresas anunciantes, já observávamos o expressivo índice de 79% de realistas e confiantes com investimentos em marketing e comunicação, com 36% da mostra prevendo mais investimento em 2019. A retomada, porém, mostra-se lenta. Os donos e diretores de agências são cautelosos quanto à melhora já no primeiro trimestre de 2019. Apenas 36.9% dos respondentes declaram esperar um trimestre melhor. Número quase igual (36,5%) aos que esperam um trimestre parecido com o anterior. A região Nordeste é a mais otimista, com nada menos de 82,3% dos respondentes esperando um 2019 melhor (zero esperando um ano pior). Entre os estados, os mais otimistas são RN e SC, com 100% e 90%, respectivamente. Quanto ao fechamento do ano de 2018, o resultado não foi dos piores: 62,5% dos respondentes declaram um ano melhor (41,8%) ou igual (20,7%).
O quadro de Concorrências, com exceção da região Centro-Oeste, onde foi um pouco abaixo, manteve-se praticamente inalterado, com índices semelhantes aos do trimestre anterior.
Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se a mais relevante, seguida do Comércio e do Setor Público (uma inversão de posição em relação à medição anterior).
“A propaganda reflete a motivação de outros setores da economia. Se há um otimismo nos demais setores, ele é rapidamente observado no nosso setor. O índice recorde de otimismo nos enchem de esperança por um ano melhor”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.
Resultados VAN Pro 4º trimestre 2018/ Perspectivas 2019
1 – Como foi o quarto trimestre de 2018, comparado ao trimestre anterior (terceiro trimestre de 2018)?
4º trimestre 2018/ 3º tri de 2018 3º tri de 2018/ 2º tri 2018
Brasil:
Melhor: 54% 40,4% (melhor para + 13,6%)
Pior: 26,8% 28,9%
Igual: 19,2% 30,7%
Melhor + Igual = 73,2% Melhor + Igual = 71,1%
Sul:
Melhor: 39,3% 41,8% (um pouco pior)
Pior: 29,7% 35,5%
Igual: 31% 22,7%
Região com pior performance no 4º Tri
Sudeste:
Melhor: 54,6% 42,2% (melhor para + 12,4%)
Pior: 36,1% 22,4%
Igual: 9,3% 35,4%
Nordeste:
Melhor: 68,9% 53,6%
Pior: 16,3% 29,1%
Igual: 14,8% 17,3%
Centro Oeste:
Melhor: 46,2% 26%
Pior: 31,1% 37,5%
Igual: 22,7% 36,5%
Norte:
Melhor: 75% 33,3%
Pior: 0% 0%
Igual: 25% 66,7%
N e NE foram as regiões que declararam melhor performance no 4º tri de 2018 (75% e 68,9%, respectivamente)
Observações: Com exceção da região Sul, todas as demais tiveram mais declarantes demonstrando melhora de performance no último trimestre de 2018. A média Brasil saltou para expressivos 54% declarando melhora (na medição anterior foram 40,4%). Na região onde há maior concentração de agências, a Sudeste, o índice foi de 42,2 para 54,6%. Na região Norte, o número mais do que dobrou, de 33,3% para 75%.
2 – Como foi 2018, comparado à expectativa inicial?
Brasil:
Melhor: 41,8%
Pior: 37,5%
Igual: 20,7%
Sul:
Melhor: 31,1%
Pior: 46,7%
Igual: 22,2%
Sudeste:
Melhor: 32,7%
Pior: 48,3%
Igual: 19%
Nordeste:
Melhor: 50%
Pior: 27,8%
Igual: 22,2%
Centro Oeste:
Melhor: 45,4%
Pior: 27,7%
Igual: 26,9%
Norte:
Melhor: 75%
Pior: 25%
Igual: 0%
Obs: as regiões N e NE se destacam positivamente, com mais declarantes demonstrando performance positiva (75 e 72,2%, respectivamente, declarando terem tido um 2018 melhor ou igual à expectativa inicial). Sul e Sudeste são as regiões que ficaram abaixo da média Brasil (62,5% de Melhor + Igual). De uma maneira geral, porém, o ano terminou melhor do que a expectativa para a maioria dos respondentes.
3 – Número de concorrências, comparado ao trimestre anterior
4º trimestre 2018/ 2ª tri de 2018 3º tri de 2018/ 1º tri 2018
Brasil:
Aumento: 26,1% 27,7%
Diminuição: 30,7% 33,7%
Igual: 43,2% 38,6%
Sul:
Aumento: 18,9% 23,5%
Diminuição: 44,8% 48,8%
Igual: 36,3% 27,7%
Sudeste:
Aumento: 36,8% 37%
Diminuição: 25,8% 23,2%
Igual: 37,4% 39,8%
Nordeste:
Aumento: 26,6% 24,6%
Diminuição: 30,8% 40,3%
Igual: 42,6% 35,1%
Centro Oeste:
Aumento: 18,8% 31,7%
Diminuição: 33,4% 26,3%
Igual: 47,8% 42%
Norte:
Aumento: 25% 0%
Diminuição: 0% 33,3%
Igual: 75% 66,7%
Observações: Com exceção da região Centro-Oeste (que inclui o DF), onde observou-se uma diminuição mais significativa, o número de concorrências não sofreu grandes modificações, quando comparado ao trimestre anterior.
4 – Expectativa de investimento em propaganda por parte dos clientes no próximo trimestre (1º tri de 2019)
Expectativa para o 1º tri 2019 Expectativa qto ao tri anterior
Brasil:
Melhor: 36,9% 34%
Pior: 26,6% 25,2%
Igual: 36,5% 40,8%
Sul:
Melhor: 43,3% 38,5%
Pior: 22,6% 28,5%
Igual: 34,1% 33%
Sudeste:
Melhor: 37,7% 37,4%
Pior: 27,5 21,3%
Igual: 34,8% 41,3%
Nordeste:
Melhor: 26,7% 48,2%
Pior: 39,3% 22,9%
Igual: 34% 28,9%
Centro Oeste:
Melhor: 43,5% 21,4%
Pior: 25,8% 22,6%
Igual: 30,7% 56%
Norte:
Melhor: 25% 0%
Pior: 0% 50%
Igual: 75% 50%
Observações: Depois de declarar a pior performance entre as regiões brasileiras em 2018, o Sul surpreende com seu otimismo para o primeiro trimestre de 2019. Ao lado da região Norte (43,5%), o Sul apresenta a melhor perspectiva de performance no curto prazo – primeiro trimestre de 2019 – com 43,3% dos respondentes prevendo melhor performance.
5 – Expectativa para 2019
Brasil:
Melhor: 70,6%
Pior: 11,3%
Igual: 18,1%
Sul:
Melhor: 63,7%
Pior: 9,3%
Igual: 27%
Sudeste:
Melhor: 63,9%
Pior: 14,3%
Igual: 21,8%
Nordeste:
Melhor: 82,3%
Pior: 0%
Igual: 17,7%
Centro Oeste:
Melhor: 73,2%
Pior: 16,1%
Igual: 10,7%
Norte:
Melhor: 75%
Pior: 25%
Igual: 0%
Obs: Depois de quedas sucessivas, ao longo de 2018, o nível de otimismo com o ano corrente subiu significativamente. Quando comparado com o trimestre anterior, o índice de respondentes otimistas com o ano subiu de 36 para 70,6% – quase o dobro! Na comparação com o mesmo período do ano passado, o número é também positivo: de 68,2 para 70,6%. Vale registrar que este é um índice recorde, desde o início da VanPro. A região mais otimista é a Nordeste, com 82,3% dos respondentes esperando um ano melhor (zero esperando um ano pior e apenas 17,7%, um ano igual a 2018). É flagrante portanto a expectativa otimista com o novo governo. A ressalva é que para a maioria o resultado não aparecerá forte já no primeiro trimestre do ano, deixando claro o compasso de espera com relação às primeiras ações do novo governo.
Quais os setores da economia que impulsionaram mais negócios?
1º Serviços
2º Comércio
3º Setor Público
Obs: Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se a mais relevante. Já o setor do Comércio voltou à segunda posição, invertendo posição com o Setor Público, que havia sido o segundo colocado na medição anterior.