SINAPRO/PR – Sindicato das Agências de Propaganda do Paraná

Agências estão otimistas com 2019, diz pesquisa da Fenapro

 

A pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda) é uma iniciativa da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda. Desde o início de 2017, a federação começou a coletar dados de empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.

Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados ao longo das 3 primeiras semanas de janeiro deste ano e refletem a performance das agências no 4º trimestre de 2018, além das perspectivas para o primeiro trimestre de 2019 e o ano de 2019, como um todo. 174 agências responderam à pesquisa.

O nível de otimismo observado para 2019 é recorde: 70,6% dos respondentes esperam um ano melhor e apenas 11,3%, pior. Os 18,1% restantes têm a expectativa de um ano igual a 2018. Esse otimismo, quando comparado ao mesmo período do ano passado é melhor (70,6 X 68,2), mas é a comparação com o último trimestre que o torna mais expressivo. Depois quedas sucessivas ao longo de 2018, o índice de otimismo chegou a 36%. E agora, quase dobrou nesta última medição! Tal otimismo acompanha outros setores da economia. Na pesquisa Marketing Compass, realizada entre decisores de marketing de empresas anunciantes, já observávamos o expressivo índice de 79% de realistas e confiantes com investimentos em marketing e comunicação, com 36% da mostra prevendo mais investimento em 2019.  A retomada, porém, mostra-se lenta. Os donos e diretores de agências são cautelosos quanto à melhora já no primeiro trimestre de 2019. Apenas 36.9% dos respondentes declaram esperar um trimestre melhor. Número quase igual (36,5%) aos que esperam um trimestre parecido com o anterior. A região Nordeste é a mais otimista, com nada menos de 82,3% dos respondentes esperando um 2019 melhor (zero esperando um ano pior). Entre os estados, os mais otimistas são RN e SC, com 100% e 90%, respectivamente. Quanto ao fechamento do ano de 2018, o resultado não foi dos piores: 62,5% dos respondentes declaram um ano melhor (41,8%) ou igual (20,7%).

O quadro de Concorrências, com exceção da região Centro-Oeste, onde foi um pouco abaixo, manteve-se praticamente inalterado, com índices semelhantes aos do trimestre anterior.

Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se a mais relevante, seguida do Comércio e do Setor Público (uma inversão de posição em relação à medição anterior).

“A propaganda reflete a motivação de outros setores da economia. Se há um otimismo nos demais setores, ele é rapidamente observado no nosso setor. O índice recorde de otimismo nos enchem de esperança por um ano melhor”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.

Resultados VAN Pro 4º trimestre 2018/ Perspectivas 2019

1 – Como foi o quarto trimestre de 2018, comparado ao trimestre anterior (terceiro trimestre de 2018)?

4º trimestre 2018/ 3º tri de 2018     3º tri de 2018/ 2º tri 2018

Brasil:            

Melhor:           54%                                                    40,4% (melhor para + 13,6%)

Pior:                26,8%                                      28,9%

Igual:               19,2%                                      30,7%

Melhor + Igual = 73,2%                                  Melhor + Igual = 71,1%

 

Sul:

Melhor:           39,3%                                      41,8% (um pouco pior)

Pior:                29,7%                                      35,5%

Igual:   31%                                                    22,7%

Região com pior performance no 4º Tri

 

Sudeste:

Melhor:           54,6%                                      42,2% (melhor para + 12,4%)

Pior:                36,1%                                      22,4%

Igual:   9,3%                                                   35,4%

 

Nordeste:

Melhor:           68,9%                                      53,6%

Pior:                16,3%                                      29,1%

Igual:   14,8%                                      17,3%

 

Centro Oeste:

Melhor:           46,2%                                      26%

Pior:                31,1%                                      37,5%

Igual:   22,7%                                      36,5%

 

Norte:

Melhor:           75%                                                    33,3%

Pior:                0%                                                      0%

Igual:   25%                                                    66,7%

N e NE foram as regiões que declararam melhor performance no 4º tri de 2018 (75% e 68,9%, respectivamente)

Observações: Com exceção da região Sul, todas as demais tiveram mais declarantes demonstrando melhora de performance no último trimestre de 2018. A média Brasil saltou para expressivos 54% declarando melhora (na medição anterior foram 40,4%). Na região onde há maior concentração de agências, a Sudeste, o índice foi de 42,2 para 54,6%. Na região Norte, o número mais do que dobrou, de 33,3% para 75%.

2 – Como foi 2018, comparado à expectativa inicial?

Brasil:

Melhor:                       41,8%

Pior:                            37,5%

Igual:               20,7%

 

Sul:

Melhor:                       31,1%

Pior:                            46,7%

Igual:               22,2%

 

Sudeste:        

Melhor:                       32,7%

Pior:                            48,3%

Igual:               19%

 

Nordeste:

Melhor:                       50%

Pior:                            27,8%

Igual:               22,2%

 

Centro Oeste:

Melhor:                       45,4%

Pior:                            27,7%

Igual:               26,9%

 

Norte:

Melhor:                       75%

Pior:                            25%

Igual: 0%

Obs: as regiões N e NE se destacam positivamente, com mais declarantes demonstrando performance positiva (75 e 72,2%, respectivamente, declarando terem tido um 2018 melhor ou igual à expectativa inicial). Sul e Sudeste são as regiões que ficaram abaixo da média Brasil (62,5% de Melhor + Igual). De uma maneira geral, porém, o ano terminou melhor do que a expectativa para a maioria dos respondentes.

 

3 – Número de concorrências, comparado ao trimestre anterior

4º trimestre 2018/ 2ª tri de 2018     3º tri de 2018/ 1º tri 2018

Brasil:

Aumento:                    26,1%                          27,7%

Diminuição:    30,7%                          33,7%

Igual:               43,2%                          38,6%

Sul:

Aumento:                    18,9%                          23,5%

Diminuição:    44,8%                          48,8%

Igual:               36,3%                          27,7%

 

Sudeste:        

Aumento:                    36,8%                          37%

Diminuição:    25,8%                          23,2%

Igual:               37,4%                          39,8%

 

Nordeste:

Aumento:                    26,6%                          24,6%

Diminuição:    30,8%                          40,3%

Igual:               42,6%                          35,1%

 

Centro Oeste:

Aumento:                    18,8%                          31,7%

Diminuição:    33,4%                          26,3%

Igual:               47,8%                          42%

 

Norte:

Aumento:                    25%                                        0%

Diminuição:    0%                                           33,3%

Igual:               75%                                         66,7%

 

Observações: Com exceção da região Centro-Oeste (que inclui o DF), onde observou-se uma diminuição mais significativa, o número de concorrências não sofreu grandes modificações, quando comparado ao trimestre anterior.

4 – Expectativa de investimento em propaganda por parte dos clientes no próximo trimestre (1º tri de 2019)

Expectativa para o 1º tri 2019                   Expectativa qto ao tri anterior

 

Brasil:

Melhor:           36,9%                                      34%

Pior:                26,6%                                      25,2%

Igual:   36,5%                                      40,8%

 

Sul:

Melhor:           43,3%                                      38,5%

Pior:                22,6%                                      28,5%

Igual:   34,1%                                      33%

 

Sudeste:

Melhor:           37,7%                                      37,4%

Pior:                27,5                                                    21,3%

Igual:   34,8%                                      41,3%

 

Nordeste:

Melhor:           26,7%                                      48,2%

Pior:                39,3%                                      22,9%

Igual:   34%                                                    28,9%

 

Centro Oeste:

Melhor:           43,5%                                      21,4%

Pior:                25,8%                                      22,6%

Igual:   30,7%                                      56%

 

Norte:

Melhor:           25%                                                    0%

Pior:                0%                                                      50%

Igual:   75%                                                    50%

Observações: Depois de declarar a pior performance entre as regiões brasileiras em 2018, o Sul surpreende com seu otimismo para o primeiro trimestre de 2019. Ao lado da região Norte (43,5%), o Sul apresenta a melhor perspectiva de performance no curto prazo – primeiro trimestre de 2019 – com 43,3% dos respondentes prevendo melhor performance.

5 – Expectativa para 2019

Brasil:

Melhor:           70,6%

Pior:                11,3%

Igual:   18,1%

 

Sul:

Melhor:           63,7%

Pior:                9,3%

Igual:   27%

 

Sudeste:

Melhor:           63,9%

Pior:                14,3%

Igual:   21,8%

 

Nordeste:

Melhor:           82,3%

Pior:                0%

Igual:   17,7%

 

Centro Oeste:

Melhor:           73,2%

Pior:                16,1%

Igual:   10,7%

 

Norte:

Melhor:           75%

Pior:                25%

Igual:   0%

Obs: Depois de quedas sucessivas, ao longo de 2018, o nível de otimismo com o ano corrente subiu significativamente. Quando comparado com o trimestre anterior, o índice de respondentes otimistas com o ano subiu de 36 para 70,6% – quase o dobro! Na comparação com o mesmo período do ano passado, o número é também positivo: de 68,2 para 70,6%. Vale registrar que este é um índice recorde, desde o início da VanPro. A região mais otimista é a Nordeste, com 82,3% dos respondentes esperando um ano melhor (zero esperando um ano pior e apenas 17,7%, um ano igual a 2018). É flagrante portanto a expectativa otimista com o novo governo. A ressalva é que para a maioria o resultado não aparecerá forte já no primeiro trimestre do ano, deixando claro o compasso de espera com relação às primeiras ações do novo governo.

 

Quais os setores da economia que impulsionaram mais negócios?

1º Serviços

2º Comércio

3º Setor Público

Obs: Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se a mais relevante. Já o setor do Comércio voltou à segunda posição, invertendo posição com o Setor Público, que havia sido o segundo colocado na medição anterior.